Nome: Neymar da Silva Santos Júnior
Nascimento: 05/02/1992 – Mogi das Cruzes, São Paulo.
Posição: Meia-Atacante/Atacante
Clubes: Santos
Neymar nasceu no dia 5 de Fevereiro de 1992, em Mogi das Cruzes(São Paulo-Brasil.) Logo aos 15 anos, já era apontado como o novo Robinho, inclusive com uma cláusula de rescisão de 25 milhões de dólares, valor equivalente a metade do que o Real Madrid pagou em 2005 pelo ex-craque santista, então com 20 anos.Em uma idade que o foco deveria ser os estudos, o jovem santista já convive com o assédio por parte dos torcedores e fãs, tendo que dar milhares de autógrafos no seu dia-dia.
Diversos rumores são colocados na imprensa sobre a saída de Neymar do Santos, especula-se que clubes como Real Madrid, Barcelona e Manchester United já demonstraram interesse em levar a promessa. De certo mesmo, só o contrato afirmado com a empresa de materiais esportivos Nike
A idéia dos dirigentes santistas é manter Neymar na equipe pelo menos até 2011, quando o jogador completa 19 anos. Há inclusive um acordo com o agente do atleta, Wagner Ribeiro (não por acaso, o mesmo de Robinho), para manter o jogador até o fim de seu contrato.
Não é apenas pelo agente que Neymar da Silva Santos Júnior se aproxima de Robinho. Além de possuir uma compleição física muito parecida com a do ex-santista com seus 1,74 de altura e 54kg, o jovem revela categoria, com chutes certeiros tanto com o pé direito como com o esquerdo e grande domínio de bola, sem contar o número 7 de sua camisa, o mesmo usado por Robinho, quando ainda vestia a camisa do clube.
Neymar chegou a Vila Belmiro em 1999, e quem tem acompanhado seu percurso e evolução no clube afirma sem hesitação que ele possui recursos para ser ainda melhor que Robinho.
Quando chegou ao clube, ainda com seus 14 anos, a mais jovem promessa do futebol brasileiro já contava com mimos dignos de profissional. Além disso, o Santos lhe garante até hoje uma quantia não especificada como “ajuda de custo”, paga seus estudos em um dos melhores e mais caros colégios privados da cidade, assume integralmente as despesas de saúde do jogador, bem como a sua alimentação.
Neymar, 17, afirma ter Robinho como inspiração em campo, mas enxerga em Kaká o exemplo de conduta fora das quatro linhas. Revelação do Santos, o atacante se diz vacinado contra deslumbramentos, algo corriqueiro na carreira de estrelas recém milionárias, e segue os passos do craque do Milan, reforçando a linha dos jogadores a serviço de Deus.
Neymar faz o perfil de um atleta evangélico: participa de ações filantrópicas, diz que jamais assinará contratos com empresas de bebidas alcoólicas quando alcançar a maioridade, vai à igreja pelo menos uma vez por semana, evita baladas noturnas e prefere encontros com amigos em restaurantes ou mesmo em casa, a exemplo de Kaká.
Apesar de sua vida ter sofrido uma guinada desde sua estreia no time principal do Santos, no começo de março, Neymar continua mantendo hábitos da fase pré-fama, afirma o pai da jóia alvinegra, Neymar Santos.
“O Neymar leva a vida da mesma forma como era antes. Lógico que agora fica difícil às vezes ele ir, por exemplo, aos cultos de domingo pela manhã, até porque ele tem viajado bastante com o Santos. Mas ele continua integrando ‘células’ [grupos que visitam pessoas para apresentar a palavra de Deus]“, contou .
Ao contrário de Kaká, integrante da Renascer em Cristo, Neymar é fiel da Igreja Peniel. A diferença para por aí. Ambos adotam comemorações idênticas, com os braços erguidos e os dedos apontados para o céu.
Quando estreou no Santos, Neymar havia combinado com Madson de fazer coreografia de funk, assim que marcasse seu primeiro gol no profissional. A promessa foi cumprida. Desde então, Neymar trocou passos de funk por ritmos evangélicos nas comemorações.
No primeiro gol do Santos na vitória sobre o Palmeiras, 2 a 1, nas semifinais do Estadual, no Parque Antarctica, Neymar, Roberto Brum e Madson promoveram comemoração evangélica, cujo refrão da música é “para direita, para esquerda, para frente e para trás”.
“A mãe dele é uma pessoa muito ligada a Deus e que sempre incentivou o Neymar aos cultos. Ele ainda tem a sorte de contar com amigos dentro do elenco do Santos que também são religiosos. Eu sei que o Neymar tem cabeça boa para encarar o sucesso e deslumbramento”, acrescenta Neymar Santos.
Mesada e “sermões” do pai:
Neymar se tornou milionário sobretudo após negociar parte de seus direitos econômicos ao grupo Sonda. Mesmo assim, ele consulta a família para qualquer movimentação financeira, desde gastos simples, como sacar dinheiro para almoçar no restaurante, até grandes investimentos.
Recentemente, o atleta comprou uma cobertura em Santos. O jovem ainda conta com uma “mesada” do grupo Sonda para despesas fora do clube.
O controle dos pais sobre Neymar vai além. Pouco após estrear no profissional do Santos, o jovem foi aconselhado a recusar convites dos amigos para “peladas” na praia, assim como ouviu para que não fosse de bicicleta à casa dos amigos. Neymar, 17, ainda não possui carteira de habilitação. Qualquer contusão na praia ou queda da bicicleta poderiam prejudicar o rendimento nos gramados, diz o pai.
Veja o vídeo que o Plano Tático separou para você:
Lances do jogador em suas primeiras partidas como profissional:
Por Guilherme Romeno
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir